Casa Loba / Pezo von Ellrichshausen

© Pezo von Ellrichshausen

Casa Loba / Pezo von Ellrichshausen - Mais Imagens+ 27

Tomé, Chile
  • Construção: Carvajal & Cabrer
  • Estrutura: Peter Dechent
  • Instalações: Marcelo Valenzuela, Daniel Garrido
  • Autores: Mauricio Pezo & Sofía von Ellrichshausen
  • Colaboradores: Diego Pérez, Thomas Sommerauer, Teresa Freire, Beatrice Pedroti, Wiktor Gago
  • Cidade: Tomé
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pezo von Ellrichshausen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Talvez a única distinção entre objetos e coisas seja sua escala. Mais próximo a qualquer coisa natural, em sua escala ambígua, essa pequena edificação é mais do que uma cabana, porém, menos do que uma casa. Como um bloco opaco, um objeto monolítico pesadamente ancorado na beira de um precipício, em frente a uma reserva de leões marinhos na costa do Oceano Pacífico. 

© Pezo von Ellrichshausen
Desenho detalhe 2
© Pezo von Ellrichshausen

Na sua espessura subdimensionada, em sua proporção alta e estreita, a construção pode ser lida como um muro habitado que avança perpendicularmente a topografia natural. A altura desse muro é determinada por duas linhas: um horizonte contínuo e uma sequência escalonada de seis plataformas que descem em direção ao mar. 

© Pezo von Ellrichshausen

Como separação entre essa cobertura horizontal (como um terraço aberto) e a extensão regular do solo (com uma organização informal de repouso, refeição e estar), um único cômodo assimétrico é interrompido por três grandes colunas e duas pontes. Enquanto as camas ocupam as plataformas altas, com um forro baixo, as cadeiras e mesas são posicionadas nas plataformas abaixo, no espaço vertical. 

Axonométrica
© Pezo von Ellrichshausen
Axonométrica

O largo volume possui um modesto regime de aberturas em ambos lados, com algumas claraboias pontuais, algumas perfurações tipo meia lua que poderiam ser utilizadas como relógios do sol e somente uma janela de esquina interrompida por um pilar redondo. Essa é a única janela com vidros sem moldura na fachada de concreto. Espelhando o pôr-do-sol, uma rocha descansa flutuando, quase impossível e fictícia, sobre os reflexos. 

© Pezo von Ellrichshausen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Loba / Pezo von Ellrichshausen" [Casa Loba / Pezo von Ellrichshausen] 10 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892116/casa-loba-pezo-von-ellrichshausen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.